Imagine Conceptuale

 

header-facebook


ImagineConceptuale-cópia

 

SINOPSE DO PROJETO, Uma pessoa cega ou com baixa visão procura “ver” através dos outros sentidos, como consideramos importante explorar as suas sensações representadas em imagem, procuraremos a descrição dessas imagens com elementos provenientes dos sentidos e encontrados nos movimentos artísticos. Pretendemos proporcionar aos deficientes visuais a oportunidade de “verem” e construírem uma imagem, caminhando assim para o objectivo de democratizar a arte. Ler mais…


DSCF0273

BREVE NOTA SOBRE A FOTOGRAFIA E A INCLUSÃO SOCIAL, Sendo a fotografia uma actividade de relação com o que nos rodeia e que só tem sentido quando partilhada é, por inerência, um processo de comunicação. Partindo deste princípio, as relações que se podem estabelecer com o outro e com a comunidade são inúmeras sendo esta uma mais valia de um processo que tecnicamente é fácil de dominar e que é aceite como uma prática comum do dia-a-dia. Ler mais… 


Captura de ecrã 2015-10-28, às 13.48.11

FINANCIAMENTO E PARCERIAS, Projeto integrado no Programa PARTIS, da Fundação Calouste Gulbenkian e em parceria com: Associação de Apoio e Informação a Cegos e Amblíopes, Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais, Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos, Fundação Raquel e Martin Sain, Íris Inclusiva, Lar Branco Rodrigues. Ler mais…


DSCF0323

GALERIA DO PROCESSO DE TRABALHO, Durante o processo de trabalho, Luís Rocha, diretor artístico do projeto, documenta em fotografia e em vídeo as contribuições dos técnicos no projecto e as dinâmicas dos participantes. No final do projeto será editado um documentário vídeo com todo o processo de trabalho documentado. Ler mais…


l1050180-large

HISTÓRICO, Realizamos novamente o projeto de fotografia dentro da deficiência visual, Imagine Conceptuale – Integrar pela Arte, actualmente integrado no PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian, mas parte deste processo de trabalho foi iniciado entre os anos de 2003 e 2006, entre outros projetos ligado à deficiência visual promovidos pelo MEF. Ler mais…


PARTIS_DiaTrabalho

APRESENTAÇÕES, como divulgação do projeto e dos resultados o MEF participa em apresentações públicas e em debates sobre a arte, nomeadamente a fotografia, enquanto ferramenta de inclusão. Colóquios, tertúlias, debates, apresentações formais e não-formais. Ler mais…


Movimento de Expressão Fotográfica