IMPRENSA, comunicado

logos

Imagine Conceptuale – Integrar pela Arte

O projeto fotográfico Imagine Conceptuale é um projeto de integração pela arte para pessoas com deficiência visual

Apresentação do projeto

Uma pessoa cega ou com baixa visão procura “ver” através dos outros sentidos, como consideramos importante explorar as suas sensações representadas em imagem, procuraremos a descrição dessas imagens com elementos provenientes dos sentidos e encontrados nos movimentos artísticos. Pretendemos proporcionar aos deficientes visuais a oportunidade de “verem” e construírem uma imagem, caminhando assim para o objectivo de democratizar a arte.

O projeto Imagine Conceptuale é um projeto dinamizado pelo Movimento de Expressão Fotográfica integrado no Programa PARTIS, da Fundação Calouste Gulbenkian e em parceria institucional com a Associação de Apoio e Informação a Cegos e Amblíopes, Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais, Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos, Fundação Raquel e Martin Sain, Íris Inclusiva – Associação de Cegos e Amblíopes, Lar Branco Rodrigues. Parceria cultural com a Acesso Cultura e FUJIFILM Portugal.

Apresentação do Movimento de Expressão Fotográfica

O MEF é uma Associação de Direito Privado sem fins lucrativos que trabalha há cerca de 16 anos na área da imagem, com particular destaque na fotografia, pretendendo promover o gosto pela mesma junto do grande público.

Está envolvido na procura de parcerias com instituições e associações na área da dinamização social de forma a oferecer formação a públicos cujo acesso a oportunidades educacionais possa estar comprometido, como é o caso de pessoas portadoras de deficiências visuais, motoras ou mentais ou pessoas social e/ou economicamente carenciadas.

O MEF é também facilitador de workshops e tertúlias com outros fotógrafos e, nas suas atividades formativas, procura criar condições para que, num contexto inclusivo e de suporte, se estabeleçam diálogos, se gere pensamento crítico, e haja uma partilha construtiva de experiência fotográfica.

Procuramos igualmente servir de plataforma de apoio para que os seus associados desenvolvam competências na área da fotografia e possam usufruir de oportunidades para expor e divulgar os seus trabalhos.

Através das suas iniciativas, o MEF pretende que todos os cidadãos disponham das mesmas oportunidades na utilização da fotografia democratizando o seu acesso e potenciando o seu valor como ferramenta criativa.


Produção: Tânia Araújo (tlm: 965 831 620)

Direção Artística: Luís Rocha (tlm: 962 527 453)

Site: https://integrarpelaarte.wordpress.com

Página FB: https://www.facebook.com/ImagineConceptuale/


Contactos

Movimento de Expressão Fotográfica

Site: www.mef.pt | e-mail: geral@mef.pt | Tel: 96 2527453


Anúncios

Movimento de Expressão Fotográfica