Inclusão do olhar (2008)

A fotografia, enquanto conhecimento e pesquisa visual pode proporcionar através da prática e da auto-análise o desenvolvimento global do indivíduo. Neste projecto pretendemos que a Inclusão do olhar envolvesse compreensão, um olhar para o outro, e um olhar para nós mesmos, reforçando a ideia de que a inclusão é a igualdade pela aceitação da diversidade.

Com o projecto Inclusão do Olhar propusemos uma série de ateliers direccionados para a fotografia que foram ministrados nas instalações para e com os residentes. Partindo de uma base técnica fotográfica pretendeu-se que os participantes nos ateliers desenvolvessem uma procura/descoberta da sua identidade e do meio ambiente que os envolve. As imagens que foram realizadas no decorrer dos ateliers passaram pelo retrato (fotografar o outro como eu o vejo) e pelo fotografar o outro no meu quotidiano. As imagens foram realizadas em formato digital, sendo entregues aos residentes em papel cor. Explorámos a ideia de identidade baseada na utilização da fotografia como instrumento de auto-conhecimento, valorização da auto-estima e de comunicação social por parte dos residentes.

Projecto desenvolvido na instituição Centro de Apoio Social de Lisboa. Uma colaboração MEF, CASL e Câmara Municipal de Lisboa/Departamento de Acção Social/Oficina de Fotografia. O projecto foi  financiado pela Câmara Municipal de Lisboa/Departamento de Acção Social no âmbito do protocolo entre o MEF e a CML para dinamizar a Oficina de Fotografia.

CASL---Inclusão-do-Olhar-021

CASL---Inclusão-do-Olhar-022

CASL---Inclusão-do-Olhar-023

CASL---Inclusão-do-Olhar-025

CASL---Inclusão-do-Olhar-026

CASL---Inclusão-do-Olhar-027

CASL---Inclusão-do-Olhar-028

CASL---Inclusão-do-Olhar-030

CASL---Inclusão-do-Olhar-031

CASL---Inclusão-do-Olhar-035

CASL---Inclusão-do-Olhar-036

CASL---Inclusão-do-Olhar-037

CASL---Inclusão-do-Olhar-041

CASL---Inclusão-do-Olhar-002


 

Anúncios

Movimento de Expressão Fotográfica