SENTI(N)DO (2010)

Num projecto conjunto entre a Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais e o Movimento de Expressão Fotográfica e no seguimento dos projectos anteriormente realizados com pessoas com deficiência visual, onde se exploraram os sentidos (audição, memória visual e tacto) pretendeu-se agora trabalhar o sentido do olfacto. Tendo em conta que um cego procura “ver” através dos outros sentidos, considerámos importante explorar as suas sensações olfactivas representadas em imagem.

Este projecto, intitulado SENTI(N)DO, tem por base a criação de imagens por parte dos participantes e idealizadas a partir da apropriação de um cheiro. As imagens foram realizadas em estúdio fotográfico com o recurso ao tacto na montagem do cenário. Posteriormente a percepção da imagem fotográfica é feita através de uma impressão em alto relevo, em que as formas e texturas são fornecidas por linhas e pontos.

Para uma compreensão das imagens fotográficas idealizadas e fotografadas, descreveram-se as imagens vivas através de imagens sensoriais, ou seja, procurou-se prover a descrição dessas imagens com elementos característicos provenientes dos cinco sentidos.

O projecto SENTI(N)D0 pretendeu proporcionar às pessoas com deficiências visuais que integraram o projecto a oportunidade de “verem” uma fotografia, caminhando assim para um objectivo mais ambicioso e alargado de democratizar a arte.

Estrutura Financiada pelo MC (Ministério da Cultura) / DGArtes (Direcção-Geral das Artes)

ImagemRelevo_ChouriçosCHOURIÇOSImagemRelevo_OliveiraAZEITEImagemRelevo_QueijoQUEIJO


Anúncios

Movimento de Expressão Fotográfica